Em Foco

O desenvolvimento sustentável e ônibus adaptados ao uso de combustíveis alternativos são as principais apostas do grupo Mercedes-Benz para a 8ª Feira Rio Transportes (Fetrans-Rio), que começa hoje na Marina da Glória, no Rio. A empresa vai apresentar a evolução dos testes com combustíveis alternativos, como o diesel de cana, a experiência dos veículos híbridos e os benefícios da implantação do sistema de BRT (Bus Rapid Transport) na melhoria do transporte urbano.

"Os veículos que utilizam o diesel proveniente da cana-de-açúcar têm o mesmo rendimento daqueles movidos a diesel convencional", informou o vice-presidente de produção de ônibus da América Latina, Ricardo Silva. Segundo o executivo, o veículo funciona como um modelo flex já existente no mercado, só que as opções de combustível são o diesel e o diesel de cana, e o custo de fabricação do ônibus não aumenta. Por isso, os modelos são competitivos. No entanto é prática da empresa testar os novos modelos para analisar o desempenho dos veículos e a aceitação do mercado.

Em São Paulo, esses modelos já circulam na frota da empresa, na Petrobras Distribuidora e na Viação Santa Brígida. No Rio, executivo espera convencer a Fetranspor e o governo local a iniciar os testes também no estado. A Mercedes-Benz é a primeira indústria a realizar testes com esse combustível no País.

A companhia vai apresentar, durante a feira, o automóvel S 400 Hybrid, primeiro sedan de alto luxo com motor híbrido à venda no Brasil. Silva explicou que, ao contrário do sistema flex para utilização de diesel de cana, o custo de produção do veículo híbrido é até duas vezes maior que o convencional. "Existem mais modelos de carros híbridos circulando na Europa e nos Estados Unidos porque o custo dos combustíveis alternativos nesses lugares é maior", disse. Segundo o executivo, no Brasil não há demanda para pagar mais por um carro, e é mais interessante e competitivo pensar em energia alternativa no País.

No evento, que vai até sexta-feira, a Mercedes-Benz vai apresentar também o modelo top de linha da empresa lançado esse ano especialmente para trajetos de longas distâncias e para o turismo de luxo. O 500 RSDD 8x2 já foi apresentado em São Paulo, mas é a primeira vez que será exibido no Rio. A principal novidade é a capacidade de instalar dupla cabine, com dois andares de passageiros. No mesmo local, a companhia vai exibir um ônibus rodoviário da Viação Cometa, em comemoração aos 400 mil ônibus vendidos no Brasil.

Este ano a Mercedes-Benz foi a maior produtora de ônibus do País, e a empresa trabalha perto de sua capacidade instalada. Dos 400 mil veículos que circulam no Brasil, 300 mil são da companhia, uma abrangência de 67%. De janeiro a outubro deste ano, as vendas foram 40% maiores em comparação a igual período de 2009, e o número absoluto subiu de 9.839 para 13.757. "Regras claras e economia estabilizada são positivas porque os investimentos são feitos com precisão", disse Silva, justificando o desempenho. A empresa destinou R$ 1,2 bilhão para investimentos na ampliação da produção da unidade de São Bernardo do Campo (SP), e para o imcio da produção de caminhões, prevista para o ano que vem, em Juiz de Fora (MG), no período enüre 2009 e 2011.

Elisa Soares

Veja mais